12 Super Dicas para mandar bem na hora da entrevista- Podcast
A criadora do Podcast é Luana Macedo , Administradora e se tornando especialista em Tecnologias para Educação Profissional.
Dica 1 E a primeira dica é : não se atrase , Se planeje para chegar no horário marcado, de preferência chegue um pouquinho antes assim você já começará a mostrar que é uma pessoa responsável.
Dica 2 Antes de mais nada informe-se sobre a empresa, Se não conhece alguém que já seja funcionário da empresa e não visitou a empresa antes , hoje a internet facilita com muitas informações , é bem provável que você escute perguntas como: por que você gostaria de fazer parte dessa empresa ou porque acredita que merece esse cargo ou ainda o que te motivou a mandar um currículo ou se cadastrar para entrevista nessa empresa? Então vá para entrevista com essas respostas prontas e claras em sua mente .
Dica 3 Cuidado com o visual
Como as empresas têm diferentes normas sobre as roupas ou uniformes, é importante descobrir com antecedência o estilo do seu potencial empregador para saber que roupa é mais indicada nas entrevistas face-to-face. Uma empresa mais formal pode querer que você compareça nesse primeiro encontro de terno e gravata.
Dica 4 Vá para entrevista com confiança, fique atento a sua linguagem corporal, manter uma postura confiante vai aumentar suas chances.
Dica 5 A chegar na sala de entrevista cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme e mantenha contato visual com ele , nada de se intimidar e olhar para baixo .
Dica 6 Observe também o entrevistador e veja se ele é mais formal ou informal para que você saiba como interagir com ele , não significa que é para você mentir sobre quem é ou fingir ser outra pessoa .
Dica 7. Sétima dica :Foque em resolver o “problema” do recrutador
É claro que o seu objetivo é conquistar a oportunidade profissional, mas demonstre, durante a conversa, estar atento às necessidades da empresa. “O foco da conversa deve ser em resolver o problema do empregador. O que a empresa está precisando?”
Dica 8Utilize o método STAR para contar sobre sua trajetória
A oitava dica para mandar bem na entrevista de emprego é usar o STAR, método de estruturação que ajuda na hora de contar sua história e conquistas. STAR é um acrônimo para Situação, Tarefa, Ações e Resultado.
Basicamente, é só seguir essa ordem ao narrar seus feitos. Assim, garante que nenhum ponto importante ficará de fora.
Dica 9 É melhor ir se preparando para perguntas bastante comuns como por exemplo : Quais são seus pontos fortes , pontos fracos , quais defeitos e qualidades? Do que você mais se orgulha ? Qual foi sua maior conquista? Como você se vê daqui 5 anos ? Perguntas clássicas que podem te pegar de surpresa e aquele branco misturado com nervosismo bater.
Dica 10Faça perguntas relevantes
Por fim, para mandar bem na entrevista de emprego, pergunte coisas relevantes. A maior parte das entrevistas, em algum momento, o recrutador pergunta ao candidato se ele tem alguma questão. Esse comportamento não é em vão ou apenas um gesto educado do entrevistador. Na realidade, o candidato pode realmente utilizar a oportunidade para tirar uma dúvida.
Porém, se aqui, o candidato mostra interesse e conhecimento com uma pergunta bem construída, pode se destacar da competição. Tente algo como “como você caracterizaria a cultura da empresa?”
Dica 11 Evite criticar a quem quer que seja
Independente de experiências anteriores, nunca critique alguém na entrevista, seja um chefe anterior, seja um ex-colega, seja uma situação imprevista que viveu e foi ruim. Você está neste posto para ser conhecido por sua capacidade e não para colocar outras pessoas na conversa que está tendo com o entrevistador.
Dica 12Nunca termine sua entrevista perguntando ao recrutador “como eu me saí?”, até porque o processo seletivo não se limita ao desempenho pessoal do candidato, considera várias questões e principalmente o alinhamento do perfil profissional com o perfil da vaga e é necessário que o recrutador possa ter tempo para fazer essa análise. Em geral o candidato já encerra a entrevista com uma sensação de como foi o seu próprio desempenho e se ele quiser depois ligar e perguntar para o recrutador sobre o andamento do processo seletivo ou mesmo um feedback, pode.
#SouSiga