Please enable JavaScript!
Bitte aktiviere JavaScript!
S'il vous plaît activer JavaScript!
Por favor,activa el JavaScript!
antiblock.org

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, Ao utilizá-los, você aceita o uso que fazemos dos cookies.

Bom currículo é o primeiro passo para a conquista do emprego desejado



Em seo-automated--building-1 exclusiva, consultor de RH dá dicas de elaborar um bom currículo (Qua, 18/03/09)

Lembre-se antes de montar seu currículo:

– comece o currículo pela sua identificação: nome, endereço, telefone, e-mail e idade. Sobre este último item é importante ressaltar que isso não desclassifica o candidato, como muita gente pensa, ao contrário, facilita a comunicação.

– o segundo tópico é o objetivo, o que você está buscando. Pode ser uma específica ou uma área em particular.

– em terceiro lugar, vêm as qualificações, a sua formação. Escreva em ordem cronológica, do ensino médio em diante. Cursos não terminados, mas que tenham relação com a vaga, podem aparecer nesta área. E não esqueça dos idiomas, detalhando o seu nível de conhecimento de cada um.

-Não é preciso colocar o nome da instituição em que foram estudadas línguas estrangeiras, apenas se for de renome.

– mesmo que ainda esteja cursando uma faculdade, ou pós-graduação é importante destacar esta experiência no currículo

– experiência profissional: comece pelo trabalho mais recente e assim por diante, até o mais antigo. Não basta mencionar o que realizou, mas qual o resultado. Se as suas realizações forem muitas, selecione as mais importantes. Use três linhas para cada uma, no máximo cinco.

– não mencione no currículo promoções obtidas na empresa onde se trabalhou, apenas os cargos ocupados. No caso de uma entrevista, se questionado, conte como aconteceu a mudança de cargo.

– o período que se trabalhou nas empresas é obrigatório porque o recrutador passa a ter uma referência da estabilidade do candidato em empresas anteriores.

– se é o seu primeiro emprego e você não tem experiência, valorize então o segundo tópico, o objetivo. E não deixe de incluir um resumo profissional. Duas ou três linhas para que o recrutador tenha uma idéia do tipo de profissional que você é.

– os adjetivos ficam de fora de um bom currículo. Nunca se auto-rotule, se auto-adjetive, isso é um erro crasso, não se deve cometer de forma alguma.

– termine com as informações adicionais. Uma atividade de voluntariado, um intercâmbio no exterior, um curso complementar.

– o tamanho do currículo não deve ocupar mais de duas páginas, mesmo que o candidato tenha bastante experiência. O que importa nestes casos são os resultados de maior impacto.

– padrão do documento: letra tamanho 11 ou 12, fonte Arial ou Times New Roman. Tópicos em maiúsculas ou em negrito. Sem desenhos, enfeites ou outras cores.

– não é preciso anexar ao currículo nenhuma xérox de documento para comprovar algo. Tudo o que foi escrito tem que ser verdadeiro, na admissão, se for o caso, com certeza vão te pedir.

– dependendo do cargo e da empresa é conveniente colocar no currículo a disponibilidade de trabalhar em outras cidades.

– envie o currículo anexado. Nunca se sabe qual o programa que a pessoa usa, e isso pode distorcer a mensagem. No e-mail, coloque no assunto a vaga a que você está se candidatando e seja breve na mensagem. Envie a mensagem apenas uma vez para cada vaga e aguarde um contato da empresa.

– não existe problema se a empresa receber seu currículo por diversos meios, além do e-mail, pessoalmente ou por alguém que trabalha lá. Hoje a maioria das posições são preenchidas via networking, então isso é importante.

– só coloque a pretensão salarial se o anúncio pedir. Uma dica é colocar o último salário. Foto não precisa. Referência profissional também não. Se você for chamado, essas informações vão ser solicitadas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *